VOLTAR

MARC21: conheça esse sistema de catalogação para bibliotecas virtuais

Saiba mais sobre o sistema de catalogação MARC21 e descubra os benefícios que isso pode trazer para a sua biblioteca virtual!

Publicado em 04/08/2021

Um dos aspectos mais importantes para o bom funcionamento de uma biblioteca é a catalogação. Afinal, não basta colocar os livros na estante e esperar que os alunos saibam onde estão. Com o MARC21, a organização também é possível em acervos virtuais.

Muitos pensam que, no ambiente online, é só fazer o upload de e-books e deixar que os alunos procedam com as buscas. Mas até mesmo para possibilitar as pesquisas é preciso contar com um sistema que organize as obras disponíveis em categorias.

A padronização internacional MARC21 pode ajudar nisso. Acompanhe a leitura para compreender mais sobre o assunto!

 

O que é MARC21?

 

MARC21 é o nome de um sistema desenvolvido pela Library of Congress em parceria com a British Library. A sigla significa Machine Readable Cataloging, ou "catalogação legível para computadores".

Esse mecanismo foi criado para possibilitar um intercâmbio virtual de publicações. Atualmente, é utilizado em muitos países, como Brasil, França, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos.

No entanto, para que idiomas e tecnologias diferentes não se tornassem empecilhos, foi preciso dar um passo à frente com essa iniciativa.

Nesse sentido, o sistema passa por diversas alterações e atualizações desde sua criação, que aconteceu na década de 1960.

O MARC21 trabalha com elementos (livros, periódicos e outros tipos de obras) e seções (autores, títulos e demais dados catalográficos). Essas informações são transformadas em números e, então, processadas.

Os três principais objetivos são:

  1. padronizar a catalogação dos registros bibliográficos em todos os sistemas virtuais;
  2. permitir que bibliotecas do mundo inteiro troquem informações bibliográficas;
  3. incentivar a catalogação cooperativa, melhorando continuamente os registros de cada obra.

 

Quais são os benefícios do MARC21?

 

Sem dúvida, o uso do sistema MARC21 traz muitas vantagens para os responsáveis e usuários de bibliotecas virtuais. Veja, a seguir, quais são as principais.

Padronização internacional

Como mencionamos, o MARC21 foi criado para funcionar de forma internacional. Isso significa que é possível, por meio dele, colocar obras estrangeiras à disposição em um acervo nacional.

Você também conferir o que existe em outras bibliotecas que utilizam o sistema. Tudo isso de forma simples e rápida, sem a necessidade de entender muito sobre programação.

Ampliação do acervo

Com a possibilidade de incluir obras de instituições internacionais, fica fácil oferecer alternativas na sua biblioteca virtual.

Ainda que algumas bibliografias não possam ser sempre acessadas, o acervo se torna mais amplo e completo. Assim, os alunos têm muitas opções à disposição na hora de estudar e pesquisar.

Leia também: 14 vantagens da Biblioteca Virtual Pearson 

Adaptação para dispositivos móveis

Com o MARC21, é possível tornar todos os livros legíveis para aparelhos eletrônicos variados. Isso quer dizer que os usuários não precisam se ater a dispositivos específicos, como os computadores da IES.

Os estudantes podem acessar uma biblioteca virtual de seus próprios computadores, celulares ou tablets. Isso permite que façam pesquisas a qualquer hora ou lugar.

Integração com outras soluções

Por fim, uma das maiores vantagens do MARC21 é a integração, pois o sistema foi desenvolvido para ser compatível com todo tipo de programa. Vale a pena testá-lo para descobrir se é o ideal.

Por exemplo, o MARC21 pode ser integrado à Biblioteca Virtual Pearson. Desde 2005, nossa plataforma oferece um conteúdo acessível e eficiente para universitários.

Leia também: 5 indicadores de qualidade da Biblioteca Virtual da Pearson

Atualmente, nossos 8 mil e-books estão disponíveis para cerca de 3 milhões de usuários em mais de 500 IES de todo o Brasil.

Além disso, temos parceria com 25 editoras brasileiras. Isso permite que nosso acervo seja composto por obras relevantes e recentes de diversas áreas do conhecimento.

Com o MARC21, a Biblioteca Virtual Pearson se torna mais ampla e gera muitas oportunidades. Portanto, indicamos o uso desse sistema de catalogação.

Gostou do conteúdo? Então, que tal aproveitar para conhecer melhor a Biblioteca Virtual Pearson? Acesse nosso site e conheça todos os benefícios dessa ferramenta!

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE